Casas Vila Gloria – Imóveis que estão sendo regularizados na Vila Gloria, em Tuparendi |
Por iniciativa do prefeito Olavo Pawlak, foi realizada uma reunião na última sexta-feira, 13, com moradores de uma área localizada na Vila Gloria, localizada na periferia de Tuparendi, com a intenção de promover a regularização de aproximadamente 40 imóveis que fazem parte de um loteamento criado ainda na década de 80, próximo a Escola Vendelino Waldemar Rauber. O terreno onde foram construídas as casas, pertencia a Prefeitura, e as famílias que ali construíram suas moradias pagaram pelo imóvel, sem no entanto, receberem as escrituras definitivas do bem. Agora o prefeito Olavo Pawlak promoveu um novo projeto de lei, o qual possibilitará que os moradores consigam a tão sonhada escritura do imóvel onde moram. Com este projeto de lei, a Prefeitura poderá repassar os terrenos às famílias bem como a averbação da casa onde moram, além de subsidiar a escritura e o registro. Segundo informou o prefeito Olavo Pawlak, a prefeitura deverá ter um custo de aproximadamente R$ 400,00 por cada imóvel regularizado. Num primeiro momento o benefício será concedido aos moradores em dia com os impostos municipais, e posteriormente serão analisados os casos dos imóveis com pendências. “Estas pessoas esperam por estas escrituras há mais de 30 anos. Sem este documento os moradores não podem se candidatar a receber nenhum tipo de recurso público, como um empréstimo da Caixa Federal por exemplo. Então eu acredito que esta ação será de grande importância para estes moradores”, declarou o prefeito Olavo.
O prefeito também adiantou que uma outra área na Vila Gloria, na parte mais baixa, próxima a RS 344, também apresenta o mesmo problema. São aproximadamente 50 moradores que também não possuem escritura definitiva, e a intenção da Prefeitura é usar naquela área expediente semelhante a este que está sendo desenvolvido com 40 moradores do loteamento próximo a escola Vendelino Rauber.
O prefeito ainda anunciou que até o mês de junho a Prefeitura deverá proceder a remoção de algumas famílias que moram em casas construídas irregularmente na Vila Glória. Estas casas estão situadas em uma área de “preservação ambiental”, e as famílias serão removidas para um terreno adquirido pela atual administração próximo ao campo do Tabajara. “Nós estamos investindo bastante na Comunidade da Vila Gloria. Estamos fazendo este importante trabalho no sentido de regularizar estes imóveis, e também estamos investindo em melhorias, já com obras de calçamento iniciadas, e outras ruas cujas obras de pavimentação deverão iniciar nos próximos dias”, destacou o prefeito.