31 janeiro 2012

Vazamento de gás em frigorífico mata 4 pessoas em Mato Grosso do Sul

Frigorífico foi isolado após vazamento de produto químico 
(Foto: BataguassuNews/Thiago Apolinário)
Um vazamento de gás provocou nesta terça-feira (31/1) pelo menos quatro mortes e deixou cerca de 30 pessoas intoxicadas em um frigorífico da Marfrig, na cidade de Bataguassu, a 340 quilômetros de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.
O vazamento aconteceu na unidade de curtume do frigorífico. Cinco dos intoxicados estão em estado grave e foram internados no hospital da cidade, segundo um comunicado do Corpo de Bombeiros.
Um grupo especializado dos bombeiros isolou o curtume e utilizou jatos de água para evitar a propagação da substância tóxica, conhecida como ácido dicloro propiônico.
Um porta-voz da Marfrig confirmou à Agência Efe que o vazamento foi controlado e não afetou as instalações da fábrica de processamento de carnes.
A empresa está investigando as causas do acidente, que pode ter sido causado por uma reação química ocorrida durante a manipulação de produtos químicos usados no tratamento do couro.
A Marfrig é a segunda maior indústria de carnes do Brasil e uma das maiores empresas alimentícias do mundo, com fábricas na Argentina, Chile, México, Uruguai, Estados Unidos, França, Holanda, Reino Unido, África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul e Tailândia.
Leia a nota na íntegra da Marfrig:
Esclarecimento
Os feridos foram encaminhados para o hospital de Bataguassu 
(BataguassuNews/Thiago Apolinário)
“A Marfrig informa que o acidente na manhã desta terça-feira (31) envolvendo a unidade de curtume no município de Bataguassu (MS) foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. O curtume está isolado para perícia técnica e não há qualquer risco de intoxicação ou perigo. Aproximadamente 20 funcionários intoxicados foram encaminhados à Santa Casa local. Destes, 4 vieram a óbito e 3 foram removidos em UTIs móveis para tratamento na Santa Casa de Presidente Prudente (SP). Os demais seguem sendo atendidos localmente e estão fora de perigo. A causa do acidente está sendo apurada pela polícia técnica. Informações preliminares indicam que houve reação química no descarregamento de insumos realizado por uma empresa terceirizada. A equipe local da empresa está empenhada na prestação de atendimento aos funcionários atingidos e suas famílias. Assim que as causas do acidente forem esclarecidas pela autoridades competentes a empresa voltará a informar. A unidade frigorífica de Bataguassu, próxima ao curtume, não foi atingida pelo acidente.”
Óbitos:
Edimar Felisbino da Silva
Karl Matheus Luft
Waldir Henrique Raimundo
Marcus Vinicius da Silva Melo
Feridos estáveis e sem risco de morte na Santa Casa de Presidente Prudente:
Vinicius Alcântara Gatner
Sidnei da Silva Vitório
Leonardo Oliveira Silva