13 março 2012

Classmann defendeu o seguro agrícola e medidas aos produtores atingidos pela seca em encontro com vice-presidente do BB

Classmann e Osmar Dias, do Banco do Brasil (Foto: Divulgação)
A necessidade de um novo modelo de seguro agrícola foi defendida pelo líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, em encontro com o vice-presidente do Banco do Brasil (BB), Osmar Dias. Durante audiência pública realizada na Expodireto, em Não-Me-Toque, na sexta-feira (9/3), o parlamentar reforçou a importância de garantir tranquilidade aos agricultores atingidos por interpéries climáticas. "Os alimentos que chegam às mesas são fruto da teimosia dos nossos colonos, mas eles enfrentam insegurança de mercado, de preço. Há anos acompanho esta luta e é preciso oferecer uma política justa aos produtores", lembrou Classmann.
Na oportunidade, Dias apresentou um modelo de seguro que considera a produtividade média do município, com 50% do prêmio pelo produtor e 50% pelo governo. A proposta também garante renda, caso haja queda de preço. Segundo Classmann, "precisamos de medidas urgentes que incentivem a permanência dos nossos jovens no meio rural, para que os filhos dos nossos agricultores permaneçam no campo".
ESTIAGEM
O representante do BB também anunciou medidas que serão implantadas para amenizar as perdas causadas pela falta de chuva aos agricultores gaúchos. Entre elas, está a que define a prorrogação das dívidas com um ano de carência e mais cinco anos para pagamentos aos que tiveram de 70 a 100% de prejuízo, considerados a maioria dos atingidos. De acordo com Dias, o que foi colhido poderá ser usado pelos produtores rurais como capital de giro, ou seja, para a sua manutenção. O acesso a estes programas será por meio de comprovação de perdas e de laudo técnico.
"Espero que os demais bancos sigam estas diretrizes, para amenizar as graves consequências da seca aos nossos produtores", afirmou Classmann, que é vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário