Foram avaliadas as raças Holandesas, Jersey e Gir Leiteiro |
A pecuária é um dos focos da Feira Nacional da Soja. Desde as primeiras edições, o setor é evidenciado. O Julgamento Morfológico das Raças Holandesas e Jersey, na 19ª Fenasoja, reuniu mais de 200 animais e elegeu os melhores em diversas categorias. Foram distribuídos cerca de R$ 55 mil às vencedoras.
A competição escolhe as melhores vacas através da avaliação de 16 características. “Os jurados avaliam a morfologia dos animais e através desses quesitos designam a longevidade e produtividade”, afirma o Presidente da Comissão de Pecuária, Gustavo Groff. Foram avaliadas as raças Holandesas, Jersey e Gir Leiteiro.
Os julgamentos das vacas Holandesas e Jersey foram realizados desde o final de semana, e a premiação, na tarde desta terça-feira. “Essa foi a maior exposição que a feira já realizou”, destaca Groff.
As vacas foram julgadas em diversas categorias em cada raça. Entre elas: Fêmea Jovem, Vaca Jovem e Grande Campeã. As campeãs Holandesas e Jersey ainda disputaram as premiações de Vaca do futuro, entre as campeãs da Fêmea Jovem; e Vaca Suprema, entre as ganhadoras da categoria Grande Campeã. “Essas modalidades fazem um comparativo entre as vencedoras, Jersey e Holandesa, para analisar qual é mais fiel às características da sua raça”, aponta o Presidente da Comissão de Pecuária.
A vaca do futuro é a novilha da raça Jersey, Henriqueta 801 Guapo da Maya, da Cabanha da Maya PAP, de Bagé. A vaca suprema foi da raça Holandesa, Bickel 97 Melissa Ace Danom, do criador Bruno Bickel, de Humaitá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário