Dagma ficou uma semana no Centro Internacional Loris Malaguzzi, em Reggio Emilia |
Neste ano, no mês de maio, diversos educadores e pedagogos da América Latina participaram de um Grupo de Estudos no Centro Internacional Loris Malaguzzi, em Reggio Emilia, na Itália.
Durante uma semana, 250 participantes puderam dialogar com as educadoras da Reggio Children e conhecer a abordagem das escolas Regginianas da infância. Dentre estes docentes, estava a Coordenadora da Educação Infantil da SETREM, Dagma Heinkel.
Dagma destaca que a experiência no Centro Internacional Loris Malaguzzi é uma experiência profissional que possibilita outras percepções e pressupostos que envolvem a criança, a infância, a escola e a sociedade. “Reggio é uma cidade ‘educante’, pois há um compromisso das pessoas que lá vivem com a educação, sendo que há dez anos esta prática educativa é avaliada como a melhor do mundo pela revista norte-americana Newsweek”, afirma.
Conforme a Coordenadora da Educação Infantil da SETREM, fazendo uso da “Pedagogia da Escuta” e da “Teoria das Cem Linguagens” da criança, o pedagogo italiano Loris Malaguzzi busca dar visibilidade ao sujeito infantil e a sua relação com os outros e com o mundo. “A dimensão social é algo bastante forte nestas escolas da infância, pois neste pressuposto, as escolas Regginianas comunicam as suas escolhas na construção coletiva dos Projetos de Estudos, potencializando o reconhecimento e o respeito pela criança como protagonista do processo de aprender”, salienta.
O ‘estupor’ do conhecer marca o trabalho nas escolas de Reggio Emilia, quando se busca juntar o discurso social, político e educativo, dando a visibilidade da infância em diferentes contextos da comunidade local. Por isso, diferentes modos marcam a presença das crianças na comunidade local e convidam as pessoas a olhá-la, seja por exposições de fotos pelos espaços da cidade, pinturas em paredes ou em espaços adequados para brincar.
Com o intuito de estimular a criação e a consciência da sustentabilidade, também é realizado o ‘REMIDA Day’, dia em que o Centro de Reciclagem da Reggio Children expõe as obras de arte construídas pelas crianças com as sucatas doadas por mais de 200 indústrias da cidade.
Ao final desta vivência e aprendizagem, Dagma destaca que os desafios de ser educadora são complexos e múltiplos. “Temos que trabalhar a prática pedagógica cotidiana na Educação Infantil não como ‘um espaço’, mas ‘o espaço’ da criança poder viver a sua infância e suas muitas linguagens”, enfatiza.
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