Casos foram registrados em São Borja, Canoas e Salto do Jacuí |
A Secretaria Estadual da Saúde confirmou mais três mortes por gripe A H1N1 no Rio Grande do Sul, aumentando para 13 o total de casos em 2012. Os últimos registros foram São Borja, Canoas e Salto do Jacuí. No mesmo período em 2011, o estado havia confirmado 8 mortes, conforme a SES.
As últimas três vítimas foram um homem de 62 anos, que residia em São Borja, e morreu na mesma cidade no último dia 27 de junho. Em Canoas, a vítima foi uma mulher de 54 anos, moradora da cidade, onde morreu também no dia 27. No dia 29 de junho, morreu em Carazinho uma mulher de 25 anos, de Salto do Jacuí.
Apesar do aumento de casos, a Secretaria da Saúde diz que a situação está sob controle e é diferente do ano de 2009, quando o mundo enfrentou a pandemia do novo vírus.
Mais lotes da vacina
Para atender as solicitações das prefeituras dos municípios com comprovada circulação viral da doença, a SES pediu ao Ministério da Saúde (MS) o envio de mais lotes da vacina contra a gripe A H1N1. Com o remanejo de doses que não foram usadas em outros estados, o MS garantiu 500 mil doses.
Metade dessa quantidade já chegou e está sendo distribuída às regiões que já apresentam circulação viral, como Cruz Alta, Santo Ângelo e Ijuí, além de Porto Alegre, segundo a SES.
A distribuição final entre os municípios será definida pelas Coordenadorias Regionais de Saúde envolvidas em conjunto com as secretarias municipais e deverá ser proporcional à população de cada município.
A recomendação da SES e do Ministério da Saúde é de manter a vacinação dos grupos de risco e de doentes crônicos, especialmente das gestantes e crianças de 6 meses a menores de 2 anos, que apresentaram as menores coberturas até o momento, mas os municípios têm autonomia para redefinir as orientações conforme a situação da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário