Para obter o título, Júlio precisou realizar prova escrita, artística e campeira |
Júlio Corteze Lorenset nasceu no Rio Grande do Sul e se mudou para o Maranhão com um ano de idade, onde permaneceu por mais 10 anos. Há pouco mais de um ano, retornou ao Rio Grande do Sul e começou frequentar o CTG Tropeiros do Buricá, em Três de Maio.
Conforme Júlio, quando regressou ao Estado sua vontade de cultuar as tradições gaúchas só aumentou. “Sempre quis ser mais gaúcho do que eu já era e aprender tudo sobre a história e cultura do Rio Grande do Sul”, afirma.
Este amor ao tradicionalismo levou o adolescente a participar do 25º Entrevero Cultural de Peões e Guris, em Inhacorá. O evento ocorreu entre os dias 29 e 30 de junho, e após a prova escrita, artística e campeira, Júlio foi escolhido o Guri Farroupilha da 20ª Região Tradicionalista.
O estudante da 7ª série da SETREM desacreditava na vitória, pois os outros participantes cresceram no Estado e conviviam com a história e cultura gaúcha. “Eu tive de me empenhar muito para poder competir igualmente e mostrar que apesar de ter crescido no Maranhão, amo o Rio Grande do Sul e sou gaúcho por natureza”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário