21 setembro 2012

Fogão de cupim vira atração no Acampamento Farroupilha

Fogão de cupim é atração no Acampamento Farroupilha
(Foto: Caetanno Freitas/G1)
Entre os vários piquetes que chamam a atenção dos visitantes do Acampamento Farroupilha está o "Rancho do Cupim", que há pelo menos 13 anos é montado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre. Quem se aproxima logo percebe um fogão que parece de pedra, mas que na verdade é feito de cupim. Ubiratan Terra, um dos patrões do piquete, explica que apenas segue a tradição dos tropeiros antigos, que expulsavam as formigas e montavam a própria cozinha no campo.

"É o que diz a nossa tradição. Os tropeiros montavam vários fogões como esse na camperiada. Tocavam fogo para expulsar as formigas e ainda usavam a casa delas", brinca. "A gente usa o cupim para tudo, menos para o churrasco. Um panelão de aipim, por exemplo, cozinha em 30 minutos nesse fogo", diz Bira que recebeu a ajuda de pelo menos 10 amigos para transportar o utensílio. “Trouxemos da Zona Sul em uma caminhonete porque ele pesa em torno de 200 kg".

O piquete Rancho do Cupim é um dos pioneiros no Acampamento Farroupilha. Todos os anos, a família Terra se muda para o Parque Harmonia e vive o mês de setembro no local. Amigos e conhecidos também são bem vindos. "Se o gaúcho trouxer carne e cerveja a gente fica aqui até o pessoal cortar nossa luz".

Nesta quinta-feira (20), a expectativa é de que 100 mil pessoas passem pelo parque até as 23h. Conforme a Brigada Militar, o número total de visitantes do evento – que vai até o próximo domingo (23) – pode chegar a um milhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário