14 novembro 2012

Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro, é marcado por campanhas de conscientização para alertar sobre os riscos da doença

Exercícios físicos e dieta equilibrada previnem 80% dos
casos de diabetes tipo 2
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, comprometido com o Profundo Respeito pela Vida, aproveita o Dia Mundial do Diabetes para alertar a população sobre os riscos desta doença. Segundo o médico diretor técnico do HSVP, o diabetes é uma doença crônica (dura a vida toda) marcada pelos altos níveis de glicose no sangue, causada pela falta ou mau funcionamento da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que é necessário para que as células possam transformar em energia o açúcar do sangue.

Tomasi explica que são três  os tipos principais de diabetes. “O diabetes tipo 1 costuma ser diagnosticado na infância. O corpo produz pouca ou nenhuma insulina e são necessárias injeções diárias de insulina. O diabetes tipo 2 é o que vem se tornando mais comum, causado pelo aumento dos casos de obesidade e a ausência da prática de exercícios físicos. Ocorre geralmente em adultos, mas cada vez mais os jovens vêm sendo diagnosticados com esta doença. O pâncreas produz insulina, mas em quantidade insuficiente para manter normais os níveis de glicose no sangue porque o organismo apresenta resistência à ação da insulina. Há ainda o diabetes gestacional, que ocorre a qualquer momento durante a gravidez e que gera alto risco para a própria gestação e de as mulheres  desenvolverem diabetes tipo 2 no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário