21 novembro 2012

Segurança no trabalho é prioridade no HSVP

Ao longo do ano, Odirlei Peixoto ministra vários treinamentos
Na próxima terça-feira, 27 de novembro, é comemorado o Dia do Técnico em Segurança no Trabalho. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Três de Maio, preocupado com a integridade de seus colaboradores e clientes, possui em sua equipe o técnico Odirlei Borges Peixoto, atuando diariamente com o objetivo de prevenir e minimizar acidentes de trabalho e casos de doenças ocupacionais, protegendo a capacidade física dos trabalhadores da Instituição. “Em conjunto com a direção, buscamos melhorias nos postos de trabalho e serviços externos, sempre com foco em qualidade, segurança e meio ambiente”, ressalta.

Dentre as principais atribuições de Peixoto está orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigar riscos e causas de acidentes, ministrar treinamentos, inspecionar instalações e equipamentos da empresa, manter contato junto aos serviços médicos e social da instituição para o atendimento necessários aos acidentados, investigar acidentes ocorridos, identificar suas causas e propor providências cabíveis.

Para Peixoto, a total atenção oferecida pelo HSVP para a segurança do trabalho é fundamental. “É importante esta preocupação com a prevenção de riscos e com a qualidade no trabalho visando sempre a defesa da integridade da pessoa humana. Isso reflete no publico externo. O Hospital São Vicente de Paulo se destaca como Instituição que se preocupa com seus colaboradores e com o bem-estar de toda comunidade através de ações de responsabilidade  sócio ambiental”, exalta.

Quatro anos sem afastamentos
No momento em que o colaborador entra na Instituição, ele participa de uma integração em que são repassadas as informações de segurança do trabalho e normas internas. “É adotado um cronograma de treinamentos para todos os serviços, em que há várias orientações, entre elas o uso regular e correto de Equipamento de Proteção Individuais (EPIs)  e de Equipamento de Proteção Coletivas (EPCs), gerenciamento do lixo hospitalar, cuidados com manuseios de materiais cortantes, proteção radiológica, riscos ambientais, incidente e acidentes mecânicos, combate a incêndio,  produtos químicos, gases medicinais , ergonomia entre outros”, explica.

Essa preocupação fez com que os índices de acidentes de trabalho sejam praticamente inexistentes. “Hoje são feitas todas as notificações de acidentes e incidentes para podermos ter uma investigação e adotar medidas administrativas para que não venham a ocorrer outros incidentes/acidentes. Nos últimos quatro anos não tivemos acidentes com afastamentos ou doença originada no ambiente de trabalho”, finaliza o Técnico em Segurança do Trabalho do HSVP, Odirlei Peixoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário