21 novembro 2012

Socialização de conhecimento de intercâmbio educacional

Socialização de conhecimento de intercâmbio educacional
A Professora Sandra Eliete Maffacioli Reckziegel, diretora da EMEI Paraíso da Criança de São José do Inhacorá/RS, participou do intercâmbio de 27 dias na cidade de Minneapolis, estado americano de Minnesota. A escola, a qual representou, é a vencedora do Prêmio Gestor Escolar, ano base 2011 -  etapa estadual,  como sendo a Escola Referência em Educação Infantil no Estado do RS, bem como Destaque Estadual em Educação Infantil pelo segundo ano consecutivo.

No dia 07 de novembro, a profª ministrou como facilitadora, um espaço de socialização de conhecimento com o propósito da exposição das experiências vivenciadas nas escolas de educação infantil, regulares e especiais americanas, congregando seus colegas professores e demais autoridades municipais, bem como pais de alunos, em um encontro junto à sala de reuniões da Prefeitura Municipal, acentuando no método Open Space um rico leque de informações sobre a educação infantil que pôde acompanhar in loco na cidade de Minneapolis, no Estado de Minnesota.

A descrição da educação através da experiência do intercâmbio educacional foi relatada e acentuada pela professora Sandra, como sendo muito vantajoso e enriquecedor no sentido da busca por novos métodos de aprendizado para as crianças da educação infantil, os valores sociais e humanos que adquiriu na estrutura educacional americana. Relatou também o crescente e maciço uso de tecnologia nas escolas como podemos acompanhar em um breve relato da mesma:

“Participamos do intercâmbio nos EUA, de 09 de outubro a 03 de novembro de 2012, diretores da Argentina, Brasil, Portugal e Tailândia. Reunimos-nos em  Washington em dois momentos: No início do intercâmbio com o intuito de podermos conhecer a Estrutura da Educação dos Estados Unidos e a Cultura dos americanos e, o encerramento do intercâmbio,  com  “Seminários de Liderança, compreendendo a mudança na educação global”.  Durante 20 dias, os diretores foram divididos em pequenos grupos, onde as diretoras do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina foram à Minnesota, localizado ao Norte dos EUA , sendo conhecida como a terra dos 10.000 lagos. Lá, fomos recebidas por Mary Cumming Pat, diretora da FAIR School, que nos acompanhou durante todo o tempo nos mostrando a realidade educacional de escolas regulares e especiais. O que mais surpreendeu nas visitas realizadas foram:  a autonomia que as equipes gestoras possuem, o grande número de profissionais nas escolas, a arquitetura grandiosa das escolas e, o uso da tecnologia desde os 4 anos de idade, quando a criança ingressa na escola, sendo as atividades realizadas em aplicativos no I-Pad. Em todas as salas de aula visitadas, encontramos os quadros inteligentes, bem como, a bandeira dos Estados Unidos. Cada escola possui um programa próprio, ou seja, um foco. A FAIR School procura desenvolver seu trabalho, tendo o foco na Arte, oferecendo aulas de dança; música, que é dividida em banda, orquestra e coral; artes visuais que compreende a cerâmica, escultura e pintura e ainda teatro. A escola FAIR é reconhecida ainda pelo projeto de leitura FAIR READS (a FAIR lê), sendo este o selo da escola. Outro ponto forte da escola são as parcerias incorporadas, o que a torna forte e sustentável. O tema da escola é resumido na frase de Maya Angelou: “Sucesso é gostar de quem você é, gostar do que você faz e como você faz”. Tivemos a oportunidade de assistir uma palestra de Maya que deixou em sua fala a seguinte mensagem: “NÃO DEIXE A REALIDADE DESENCORAJAR VOCÊ”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário