13 dezembro 2012

Acadêmicos de Engenharia de Produção desenvolvem churrasqueira elétrica bivolt

Trabalho foi realizado em parceria com Metalúrgica GP INOX
No Curso de Engenharia de Produção, algumas das estratégias de ensino utilizadas são através de aulas expositivas, práticas em laboratório, novas tecnologias e diversas situações-problema desafiadoras, que buscam propiciar ao aluno uma aprendizagem significativa.

Em uma destas estratégias, no componente curricular de Prática Profissional, os acadêmicos Eliandro F. Prestes, Alexandre Racho e Tarciso dos Santos, desenvolveram uma churrasqueira elétrica bivolt. O trabalho foi realizado no período de julho a novembro de 2012, em parceria com Metalúrgica GP INOX, de Três de Maio.

Conforme Eliandro, a ideia surgiu da necessidade de um dos clientes da empresa em produzir uma churrasqueira elétrica portátil. “Gostamos da sugestão e decidimos produzir uma churrasqueira elétrica bivolt, a fim de lançar um produto inovador que proporcione qualidade de vida, comodidade e praticidade ao usuário”.

Após várias pesquisas bibliográficas e entrevistas relatadas num questionário ao público alvo, os acadêmicos conseguiram montar o projeto da churrasqueira, que pode ser alimentada por energia elétrica e à bateria, sendo possível recarregar com auxilio de alternador, ou em uma tomada elétrica.

A estrutura da churrasqueira é diferenciada, pois facilita o deslocamento e o manuseio do produto com o objetivo de atender o público que gosta de camping, pescaria, que reside em apartamentos, produtores rurais, caminhoneiros, entre outros.

Para o trio, a execução foi um desafio, pois foram aplicados conhecimentos de diversas áreas de estudo. “O projeto foi de grande valia, pois nos possibilitou agregar conhecimentos teóricos e práticos fundamentais nas operações cotidianas que um engenheiro de produção irá enfrentar no mercado de trabalho”, destacam os acadêmicos.

Os idealizadores do projeto esperam que a churrasqueira traga aos usuários mais comodidade e conforto nas atividades domésticas do dia a dia, e que a comercialização do produto possa diminuir os custos de fabricação, atendendo todas as classes sociais.

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