11 janeiro 2013

Curso Técnico em Agropecuária SETREM

Há 41 anos fazendo a diferença!
Atualmente o setor agropecuário é um grande propulsor do desenvolvimento econômico. No Brasil, na safra 2011/2012 representando 22,74% do Produto Interno Bruto (PIB), 41,7% das exportações totais e 40% da oferta de empregos. Este crescimento e desenvolvimento do Setor Primário é o resultado de vários investimentos no desenvolvimento de técnicas de produção, máquinas e equipamentos, insumos e principalmente na qualificação da mão de obra.

Este panorama, demanda a formação de profissionais qualificados para atuar no setor agropecuário com o intuito de promover resultados eficazes na produção. A SETREM oferece o Curso Técnico em Agropecuária (CTA), em nível médio, há 41 anos com este objetivo. Formando profissionais para atender às necessidades de produção, bem como as de organização do agronegócio; visando a qualidade e a sustentabilidade técnica, econômica, social e ambiental.

Além da formação técnica, procuramos preparar profissionais com formação cidadã, capazes de interagir com a sociedade na defesa dos recursos ambientais; despertar o espírito crítico para que o técnico ao ingressar no mercado de trabalho tenha a habilidade de analisar os processos de produção, sendo capazes de transformá-los de forma empreendedora, quer seja atuando na produção direta, na extensão ou na pesquisa.

O Técnico em Agropecuária deve ser um profissional cooperativo, comunicativo e confiante que atue de forma responsável, participativa e empreendedora no desenvolvimento de atividades agropecuárias. Capaz de administrar os meios de produção, otimizando soluções e promovendo o desenvolvimento sustentável, embasado na ética e no conhecimento científico. Podendo atuar em institutos e empresas de pesquisa e desenvolvimento, prestar assessoria e acompanhamento no setor primário, indústrias e no desenvolvimento de empreendimentos agrícolas próprios.

Para tal é indispensável uma formação de qualidade, que depende de vários fatores, entre os quais podemos destacar um corpo docente e de colaboradores qualificado e dedicado; e uma infraestrutura condizente com a proposta pedagógica do curso. A SETREM disponibiliza aos seus estudantes vivenciar na prática atividades na Área Experimental, Tambo, Agroindústria, Setor de Suinocultura, Avicultura, Pequenos Animais, horta, pomar, estufas agrícolas, laboratório de análise de solos e de sementes, situadas no campus da escola; bem como na Escola Fazenda, localizada no interior do município de Independência.

A Área Experimental possui aproximadamente cinco hectares onde são desenvolvidos os ensaios experimentais com diversas culturas de interesse agronômico. A finalidade destes é determinar o melhor potencial produtivo em relação às condições de clima e solo da região, bem como, as melhores épocas de semeadura, adubações propulsoras de maiores rendimentos, densidades ideais de semeadura e os tratos culturais adequados. Esses ensaios, além de gerarem publicações científicas, servem de ambiente de estudo aos alunos e difusão de tecnologia aos produtores rurais da região.

Já a Escola Fazenda conta com uma área de aproximadamente 160 hectares cultivados, sendo utilizada para a realização de testes, em áreas extensivas, de acordo com os resultados dos ensaios efetuados na Área Experimental. Ocorrem ainda aulas práticas que envolvem a diversificação de culturas, implantação de um plano de rotação de culturas, conservação do solo e da água, sistema de semeadura direta, regulagem e manutenção de máquinas e implementos, vistoria de lavoura para produção de grãos e de sementes, manejo integrado de pragas, doenças e plantas invasoras, além da realização das avaliações de rendimento e perdas na colheita.

O tambo mantêm um plantel de animais das raças Holandês e Jersey, com aproximadamente 45 vacas em lactação, terneiras, novilhas em criação, vacas secas e ainda os machos criados em confinamento para abate. A produção diária de leite é de aproximadamente 1100 litros. O sistema de produção leiteira permite ao estudante a contextualização do ensino através de práticas de manejo com os animais.

No setor pecuário disponibilizamos estrutura para Suinocultura, Avicultura, Ovinocultura, Pequenos Animais e Apicultura. Estas espécies, criadas no Campus e Escola Fazenda, oportunizam a realização de práticas de manejo, alimentação e avaliação de custos.

Além da produção agropecuária, também trabalhamos a agroindustrialização como forma de agregação de valor aos produtos agropecuários. Para isso, contamos com uma agroindústria composta por três partes distintas, quanto ao processo de industrialização: uma área destinada a produção de derivados de leite, a segunda para produtos cárneos e a terceira para vegetais. A Agroindústria objetiva propiciar a vivência prática dos processos de fabricação de aproximadamente 35 itens, segundo as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), permitindo a agregação de valor ao produto primário.

Também trabalhamos a produção de hortaliças em cultivo a campo, em estufas agrícolas e sistema hidropônico, bem como a produção de plantas ornamentais realizada em ambiente protegido nas estufas agrícolas; trabalhando-se com flores de corte, vasos e plantas de jardim anuais e perenes e a produção de frutas nos pomares do campus SETREM, com espécies de clima temperado, subtropical e tropical. Objetivando assim a diversificação da produção das propriedades rurais, contribuindo para o incremento da renda.

Usufruindo desta estrutura, a SETREM tem como objetivo habilitar profissionais para gerir a propriedade rural, bem como para orientar os produtores através das atividades de extensão, a fim de suprir necessidades do mercado regional. Isso é possível devido à realização de atividades que proporcionam aos estudantes a oportunidade de aprofundarem os conhecimentos através da realização das atividades práticas; dias de campo e participação em seminários. Também realizamos trabalhos como o “Projetão”, que desafia os estudantes no planejamento de uma propriedade rural demonstrando sua viabilidade técnica, econômica, social e ambiental, numa perspectiva de vivenciar os desafios da futura profissão.

Busque o melhor! Faça o melhor! Curse o Técnico em Agropecuária da SETREM. Há 41 anos fazendo a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário