![]() |
Contrabando foi apreendido na madrugada e exigiu perseguição de parte da BM horizontinense |
Por volta das 6h da manhã da sexta-feira, dia 8 de fevereiro, A Brigada Militar de Horizontina surpreendeu dois homens que transportavam 38.500 (trinta e oito mil e quinhentas) carteiras de cigarros de origem estrangeira ilicitamente internados no país.
Os autuados, ambos residentes em Santana do Livramento/RS, usavam dois veículos ilegalmente equipados com rádios comunicadores para tentar frustrar ações de fiscalização.
No momento da abordagem, no primeiro automóvel, um Gol branco, viajava o batedor que de imediato parou na barreira policial. O outro veículo, uma camionete Blazer, na qual estava a carga de cigarros, vinha logo depois e não obedeceu à ordem de parada. Mesmo tendo os dois pneus direitos furados por artefatos de contenção, o motorista da Blazer empreendeu fuga, porém, cerca de dois quilômetros depois, perdeu o controle do veículo, saiu da estrada e foi parar em uma lavoura.
O batedor, 34 anos, natural de Ituiutaba/MG, e o transportador, 61anos, natural de Santana do Livramento/RS, foram presos em flagrante delito e conduzidos à Delegacia de Polícia Federal de Santo Ângelo/RS.
Após a formalização das prisões, nas práticas dos crimes previstos no art. 334, § 1º, b, do Código Penal, c/c art. 3º do Decreto-Lei nº 399/68, no art. 183 da Lei nº 9.472/97, e no art. 330 do Código Penal, os dois presos foram conduzidos ao presídio regional de Santo Ângelo/RS.
As mercadorias e os veículos apreendidos foram encaminhados à Delegacia da Receita Federal do Brasil em Santo Ângelo para serem submetidos ao devido processo administrativo-fiscal.