Projeto oferecido há 12 anos pela SETREM permite que jovens possam conhecer as potencialidades de diversas áreas profissionais |
Na manhã da quinta-feira, 11, aconteceu, no campus da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), a aula inaugural do Projeto Cultivando o Futuro que beneficiará mais de 250 jovens matriculados na 8ª série das escolas púbicas estaduais e municipais em seis cidades da região. As atividades terão o envolvimento de profissionais de diferentes áreas no programa, desde os do envolvimento comunitário e a equipe de coordenadores da Unidade de Ensino Técnico da SETREM, bem como profissionais envolvidos na orientação pessoal e profissional de estudantes que estão planejando o seu ingresso no mundo do trabalho. Essas ações serão realizadas no Campus da SETREM e cada oficina terá quatro horas de duração. Os estudantes aprovados receberão certificado.
A solenidade que marcou o início do projeto, edição 2013, contou com a presença dos prefeitos municipais de Alegria Renato Francisco Teixeira e o prefeito de São José do Inhacorá Eliseu Schenkel, secretários da educação, diretores, professores e estudantes.
O diretor geral da SETREM, Flavio Magedanz, fez a abertura do ato solene. Em sua fala agradeceu a participação dos seis municípios que buscam na Instituição novos horizontes e orientação vocacional para a escolha de uma futura profissão. ”O projeto pretende pensar no futuro profissional, motivando os adolescentes que estão frequentando as oitavas séries das escolas públicas onde será executado, de forma gratuita, incentivando a promoção de sua integração à vida comunitária”, destaca Magedanz.
De acordo com o diretor, o Cultivando o Futuro nasceu com o foco na possibilidade de desenvolvimento de ações e programas capazes de instrumentalizar os adolescentes para o uso de novas técnicas e execução de programas na melhoria da diversificação agropecuária, especialmente, na produção de alimentos na agricultura familiar sustentável, mostrando a esses jovens as possibilidades que o setor agropecuário possibilitava. Segundo Magedanz, desde 2012 o projeto se estendeu e passou a ampliar o foco para outras áreas a fim de que os jovens possam conhecer as potencialidades de diversas áreas profissionais. “Uma pequena mudança no foco do programa conduz o mesmo a despertar nos jovens, primeiramente, o desejo por planejar a sua vida e o seu futuro, e a partir disso, conhecer então áreas profissionais oferecidas pela SETREM. “O Cultivando o Futuro deseja, ainda, construir um espaço prático de comprovação e visualização em projetos que poderão ser desenvolvidos pelos próprios adolescentes, seja em suas vidas, nas escolas, suas relações ou suas residências”, afirma ele.