03 junho 2013

Quando vai terminar a novela da construção da creche do bairro Guaíra?

Foto: Arquivo PMN
A moderna Escola de Educação Infantil do Bairro Guaíra em Três de Maio deveria estar concluída desde fevereiro do ano passado. Orçada em R$ 1,2 milhão com recursos do Fundo Nacional da Educação, a obra parou nos 50% e a construtora não conseguiu mais tocar a obra por possíveis dificuldades financeiras. Enquanto a novela protagonizada pela empreiteira e a prefeitura se arrasta, cerca de 200 crianças aguardam por vaga na Educação Infantil do município. O advogado Jorge Wächter, em entrevista a Rádio Colonial sábado, 1, explicou a comunidade porque a administração municipal ainda não rompeu o contrato com a empresa em razão do atraso de mais de um ano para a conclusão da obra.

Laudo técnico
- A prefeitura contratou o engenheiro civil Mário Casarin para elaborar um laudo da situação da construção da Escola da Educação Infantil do Bairro Guaíra na área do antigo Estádio Municipal. O documento vai servir para que a administração municipal decida se é o melhor para o município é romper o contrato com a construtora Espíndola, que paralisou a obra. Conforme o assessor jurídico da prefeitura, Jorge Wächter, o documento deveria ter sido entregue sexta-feira, 31. Embora esteja preocupado com o atraso na obra, que deixa cerca de 200 crianças sem vaga na Educação Infantil da rede municipal, Wächter  ainda acredita que a construtora, com sede em Santiago, ainda pode concluir a escola.

Por que o contrato ainda não foi rompido
- Segundo o advogado da prefeitura, Jorge Wächter, o contrato atual não foi rompido porque a prefeitura teria que fazer um acerto com a construtora. Esse poderia ser amigável ou litigioso, ou seja, na justiça. A administração municipal teme que o caso vá parar no Judiciário. A Construtora Espíndola  teria vencido a licitação de outras vinte escolas de educação infnatil similares a do bairro Guaíra. Existe a possibilidade de a atual empresa repassar a obra para uma outra empresa.