18 julho 2013

COMBATE AOS ACIDENTES DE TRABALHO: Cuidados coletivos e individuais são rotina no HSVP

Instituição promove ações com reuniões, treinamentos 
e inspeções com foco na segurança do público e 
dos colaboradores
Conhecida como o Dia Nacional de Combate aos Acidentes de Trabalho, 27 de julho é uma data marcada pelas campanhas de conscientização quanto a este importante assunto. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, os cuidados referentes à segurança de pacientes e colaboradores são amplamente trabalhados através de ações que se estendem ao longo de todo o ano. São várias as medidas adotadas visando minimizar riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, assim como proteger a integridade do trabalhador.

Segundo Odirlei Borges Peixoto, Técnico de Segurança do Trabalho do HSVP, para quem trabalha em um ambiente hospitalar, o cuidado com a segurança deve ser muito grande. “Atenção e concentração são fundamentais. Os profissionais desta área estão diretamente em contato com pessoas com doenças e materiais infectados que precisam ser manuseados. Em busca de evitar acidentes de trabalho, são adotados equipamentos de segurança coletivos e individuais. Mas os cuidados devem se estender não só ao profissional da área, como também aos pacientes e aos visitantes”, explica.

Até o mês de junho foram contabilizados apenas três acidentes de trabalho, nenhum deles envolvendo afastamento dos profissionais. “Este trabalho é resultado da seriedade com que as Comissões CIPA, CCIH e SESMT, equipe diretiva e todo o quadro de profissionais desenvolvem ações preventivas. Todos atuam de forma segura, não negligenciando os riscos laborais”, exalta Peixoto.

Segundo ele, durante o ano são discutidas e tratadas várias ações internas, com reuniões, inspeções e acompanhamentos focados na segurança e qualidade. “Para 2013, estabelecemos um cronograma de treinamentos em que todos os colaboradores novos, antes do início de suas atividades no Hospital, recebem orientações da área da segurança no trabalho conforme normas regulamentadoras do ministério do trabalho, os cuidados e os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) necessários”, complementa o Técnico em Segurança do Trabalho. No mês de julho, o HSVP promoverá uma capacitação de combate a incêndio e de gerenciamento de resíduos de saúde. As atividades prosseguem no mês seguinte, com o assunto direcionado ao manuseio de produtos químicos.