Estudante desenvolve vídeo para mostrar sua percepção sobre a psicologia da moda e justificar a escolha pela coleção que decidiu apresentar: o gótico e o punk (Foto: Divulgação) |
O espaço acadêmico é o local perfeito para que os estudantes busquem a inovação e desenvolvam suas ideias e conceitos com liberdade criativa. Na disciplina de Estética, Estilo e Cultura Visual, do Curso Superior de Design de Moda, ministrada pela professora Kelly Finger, vários trabalhos de excelente qualidade foram apresentados, entre eles o da estudante Luana Braz, que, inspirada no movimento Punk dos anos 70 e no Goticismo, criou um vídeo conceitual e um vídeo de apresentação da coleção, que recebeu o nome de “Maré Negra”.
Luana explica que sempre gostou do gótico e do punk. “Já projetava que se fizesse alguma coisa relacionada à moda, seria nesse estilo, que quero seguir como uma espécie de padrão até o fim do curso. Logicamente quero muito aprender e fazer coisas diferentes também, mas trazendo o punk e o gótico quando possível”, explica. A coleção criada tem como público-alvo mulheres fortes, independentes, que buscam todos os dias se reinventar, que não se importam com luxo nem riqueza, que vestem não apenas o que gostam, mas aquilo que sentem. “Elas vestem sua história de vida, com seus valores às pequenas coisas e às pequenas conquistas”, complementa.
As peças são despojadas, utilizando couro, tule, cetim e outros tecidos em tons mais sóbrios, fazendo uma releitura da moda Dark com um toque mais suave e feminino, utilizando alguns tons delicados nas peças e variedade em acessórios.
Os vídeos
“A ideia dos vídeos veio após a professora dizer que o trabalho de conclusão da disciplina era livre, e que a única limitação era a nossa imaginação. Pensei inicialmente em um comercial, e enquanto ouvia música, comecei a montar o vídeo em minha cabeça, com uma história que aproveitava os belos lugares que minha cidade oferecia”, argumenta Luana. As locações escolhidas para as gravações foram à antiga Estação de Trem de Santo Ângelo e o Seminário da Sagrada Família.
Como queria algo que passasse uma ideia contrária à moda produzida para mulheres altas e magras, que gostam de balada e vivem no mundo da Classe A, a estudante optou por fazer o vídeo conceitual para mostrar sua visão quanto à psicologia da moda. “Acho que tem tudo a ver o teu comportamento com o jeito que tu se veste, pois a pessoa não vai colocar a mão lá dentro do roupeiro e vestir a primeira roupa que aparecer. Tu vai, mesmo que seja pelo inconsciente, escolher alguma roupa que tenha a ver com o teu caráter”, finaliza a estudante de Design de Moda. A produção foi feita com ajuda de um colega de trabalho, sem uso de equipamentos profissionais.