Urbaninho é o ônibus que circula na cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Pantano Grande) |
No município de Pantano Grande, que tem 9.895 habitantes, conforme dados do Censo 2013 do IBGE, a população conta com transporte coletivo gratuito há 20 anos. Apenas um veículo do Urbaninho, como é chamado, circula por 12 bairros da cidade do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, e é mantido pela prefeitura. Conforme o prefeito Ivan Trevisan, são gastos R$ 8 mil por mês com pagamentos a dois motoristas, manutenção e combustível, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV.
O Urbaninho é simples, mas não chega a ser muito diferente de ônibus que circulam pelo Rio Grande do Sul. O modelo de 1996 foi reformado em 2012, e tem capacidade para 45 passageiros sentados. Conforme a prefeitura, 600 pessoas são transportadas por dia, das 6h30 às 22h30.
"Cortamos gastos com CCs das 10 secretarias, mantivemos só cinco e assim temos como investir em saúde e ainda pagar os gastos com o Urbaninho", destacou o prefeito. Mesmo assim alguns usuários ouvidos pela reportagem gostariam de melhorias no transporte, como mais linhas e mais horários.
O município de Pantano Grande fica localizado a 120 quilômetros de Porto Alegre e não possui outro meio de transporte além do Urbaninho.