Valsenio Gaelzer é coordenador do curso de Pedagogia da SETREM (Foto: Assessoia de Imprensa Setrem) |
Instituição participará da Operação “Portal da Amazônia”, que será desenvolvida em 17 municípios, tendo como Centro Regional a cidade de Imperatriz - MA
A Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) recebeu, nesta sexta-feira, 28, a confirmação de que sua proposta de trabalho no Projeto Rondon foi aprovada. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o projeto de integração social envolve a participação voluntária de estudantes universitários
na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. É realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos governos estaduais, das prefeituras municipais e de empresas socialmente responsáveis.
A Operação “Portal da Amazônia” será desenvolvida em 17 municípios, entre os dias 25 de janeiro e 10 de fevereiro de 2014, tendo como Centro Regional a cidade de Imperatriz, no Maranhão. A equipe de Rondonistas da SETREM será acompanhada pela coordenadora do Projeto, Priscila Gadea Lorenz, docente do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, e pelo professor Paulo Pereira, do curso de Enfermagem. A equipe acadêmica desenvolverá inúmeras atividades socioeducativas durante duas semanas, na cidade de Amarante do Maranhão - MA.
O coordenador do curso de Pedagogia, Valsenio Gaelzer, parabeniza a todos que apostaram na construção do Projeto Rondon e destaca que a Pedagogia começa a mudar sua história na SETREM. “Depois de muitos anos, o curso passa a ocupar espaços e traçar um novo perfil acadêmico que garante professores diferenciados para região. As acadêmicas estão voltando-se mais à pesquisa, à comunidade e às realidades pedagógicas. A elaboração de projetos com focos diferenciados e práticas inovadoras, de modo a atender as perspectivas de ser professor em realidades complexas que transcendem a visão do profissional tradicional, soma um importante acréscimo à formação dos profissionais da SETREM”, comemora.
Gaelzer acredita que o Projeto Rondon será de muita aprendizagem, através de uma atitude pedagógica empreendedora que se faz necessária para oferecer um diferencial à formação da acadêmica tradicional. “A aposta da SETREM ao montar o projeto é permitir esta oportunidade aos Rondonistas. Isso se tornou possível pela dedicação de Priscila Lorenz, que está à frente da coordenação do projeto na Instituição, com a colaboração dos cursos da Enfermagem e Psicologia. Também ressaltamos a atuação do vice-diretor de Ensino Superior, Sandro Ergang, e de todos os professores e coordenadores do Ensino Superior que acreditaram na possibilidade de participarmos de uma experiência ímpar, que a partir deste momento está se consolidando”, finaliza.