27 agosto 2013

Em Horizontina com jovens lotando a Câmara prefeito esteve na tribuna

Sessão também teve pedidos de licença do cargo e abono
de faltas de Larri Jappe em sessões de junho e agosto
Uma ordeira e pacífica mobilização Jovem Estudantil aconteceu na noite desta segunda-feira(26) durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Horizontina, buscando Passe Livre para o transporte universitário, mais transparência nas prestações de contas dos gastos públicos e redução dos valores das diárias, colocando-se a disposição para futuras discussões. O grupo abriu posição contrária a contratação de 9 assessores para o Poder Legislativo, cuja despesa seria de em torno R$ 22 mil mensais. Com esse recurso é possível conceder o passe livre universitário a 450 jovens do município que cursam o Ensino Superior em instituições de Santa Rosa, Três de Maio, Ijuí, Santo Ângelo e outros.

O vereador Antônio Otacílio Lajús foi o porta voz dos pleitos dos movimentos, cedendo seu espaço do grande expediente a leitura de um manifesto escrito pelos integrantes da coordenação da mobilização.

O grupo formado por jovens ligados a Associação de Universitários, Diretório Acadêmico da Fahor, Acorda Horizontina e Gestão Pública das Política Municipais, assistiu em silêncio uma explanação do prefeito Nildo Hickmann, que usou o espaço da Tribuna Livre para agradecer ao parlamento pelo entendimento e harmonia construídos nos primeiros oito meses de sua administração, quando todos os projetos foram aprovados, e aplaudiu os pronunciamentos de Antônio Lajús e Averi Padoin na tribuna.

O prefeito ainda assinalou os principais projetos encaminhados pelo seu governo nos primeiros 200 dias de governo e defendeu os três eixos de sua administração, ou seja; a melhoria da gestão; controle e modernização dos serviços públicos; e investimentos em infraestrutura e geração de emprego e renda.

Nildo também fez defesa superficial dos projetos que foram protocolados no Legislativo no final da semana passada, prevendo a reforma administrativa na área da gestão política do governo, CCs e FGs. O prefeito quer revogar leis desde 1990 que criaram e adequaram as funções do organograma do município, prevendo pelo menos 40 novas funções além de suprimir ou mudar a nomenclatura das atuais 54 já existentes.

O projeto foi baixado para estudos junto a Comissão de Constituição e Justiça e irá tramitar na casa pelos próximos 60 dias, até ser levado à votação em plenário, desde que seja este o entendimento da CCJ.

Na sessão desta segunda, um fato chamou atenção dos presentes; O vereador que encontra-se detido por denúncia de envolvimento no escândalo Leite Compen$ado, Larri Jappe apresentou dois expedientes a mesa diretora da casa; O primeiro solicitando afastamento de suas funções de vereador a partir das 17h desta segunda-feira, por um período de 30 dias e o segundo solicitando que lhe sejam abonadas as faltas nas sessões ordinárias de 25 de junho e 12 de agosto, pois sua ausência deu-se por força maior, estando recolhido ao Presídio Estadual de Santa Rosa, onde desde o mês de maio encontra-se a disposição da Justiça para prestar todos os esclarecimentos necessários haja vista à acusação que sofre do Ministério Público.