O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, transmitiu na noite desta segunda-feira o cargo ao vice José Fortunati. Secretários, vereadores e outras autoridades, como o senador Pedro Simon (PMDB), lotaram o Salão Nobre do Paço Municipal. Estavam presentes, ainda, dirigentes PMDB e PDT.
Em entrevista ao Gaúcha Repórter, Fortunati destacou que, ao assumir como prefeito, vai dar prioridade às obras da Copa do Mundo de 2014, como a duplicação da Avenida Beira-Rio. Durante a cerimônia, o novo prefeito da Capital brincou:
— A pergunta que mais tenho ouvido é o que mudará na prefeitura a partir de amanhã. Respondo que entra um prefeito de 1m98cm e sai um de 1m70cm. Fora isso, será exatamente o mesmo governo: fomos eleitos com um plano de governo que vai se manter.
Apesar de receber o cargo hoje, a posse de Fortunati ocorrerá amanhã, às 14h, em uma sessão solene na Câmara de Vereadores da Capital. A carta de renúncia de Fogaça, lida hoje no legislativo municipal, destaca que a saída do cargo ocorrerá oficialmente às 12h dessa terça-feira.