14 setembro 2011

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça será no Parque de Exposições

A apresentação será no próximo dia 29 de setembro
A apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea foi oonfirmada oficialmente na manhã desta quarta-feira em reunião no gabinete do prefeito de Três de Maio com a presença de dois representantes da esquadrilha, no próximo dia 29 de setembro. O encontro teve a participação do vice-prefeito no exercício do cargo de prefeito, João Mella Meto.
Na oportunidade, várias lideranças do município receberam as exigências feitas pela esquadrilha para garantir a segurança do público. O local do espetáculo deveria ser o Estádio Estrelão do Botafogo Esporte Clube, mesmo lugar onde o esquadrão apresentou-se em 1993 por ocasião dos 37 anos da Rádio Colonial. Naquela oportunidade, um público estimado em 15 mil pessoas assistiu com emoção e aplausos as manobras aéreas executadas pelos habilidosos pilotos.
No entanto, ao verificar o local os Capitães da Força Aérea Brasileira Álvaro Escobar Veríssimo e Iramar Renó Faria consideraram inapropriados os eucaliptos ao redor do gramado do estádio porque dificultaria a visibilidade do público. Assim, eles visitaram, também, o Parque de Exposições Germano Dockhorn e aprovaram a área como mais adequada para a apresentação.
A ESQUADRILHA DA FUMAÇA
O Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, é o principal agente de comunicação social da Força Aérea Brasileira (FAB).
Atualmente, com mais de 3500 demonstrações, realizadas no Brasil e no exterior, a Esquadrilha distingue-se das demais esquadrilhas por realizar voo invertido em formação, fato consolidado com o recorde mundial estabelecido no ano de 2006, quando voou com doze aeronaves nessa configuração.
Sediado na Academia da Força Aérea, o Ninho das Águias, onde são formados os oficiais de carreira da FAB, o Esquadrão é carinhosamente acolhido pela cidade de Pirassununga/SP, a “Cidade Simpatia”.
História
A Esquadrilha originou-se pela iniciativa de instrutores de voo, da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução.
Em 14 de maio de 1952, uma comitiva estrangeira em visita à Escola pôde apreciar a primeira demonstração oficial do grupo.
Entre uma demonstração e outra, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Em 1953, acrescentou-se um tanque de óleo, exclusivo para a produção da fumaça, na aeronave NA T-6, utilizada à época.
Com o tempo, as aeronaves e as acrobacias mudaram, mas a essência da Esquadrilha preserva o arrojo e determinação do espírito do grupo.