A outra praia será construída em São Luiz Gonzaga |
Os moradores da região Missões não precisarão mais viajar mais de 600km até o litoral, a partir do ano que vem. As obras da praia artificial de Roque Gonzales, município com cerca de 7.200 habitantes, já começaram. O empreendimento está localizado em uma área de aproximadamente 1.300 metros, junto ao lago da Usina Hidrelétrica Passo São João, da Eletrosul.
Essa área está dentro dos 10% previstos em lei para uso de turismo e lazer dentro da Área de Preservação Permanente (APP). Ainda será necessário um ano para a conclusão das obras. Além da colocação da areia, ainda devem ser instalados banheiros, bebedouros, calçada, estacionamento e orla. Porém, o prefeito de Roque Gonzales, João Scheeren Haas, acredita que possa ser utilizada parcialmente já neste verão.
_Acredito que poderemos cobrir uma parte de areia até fevereiro, o que ainda permitirá o uso nesse verão, mas a obra completa demora um pouco mais_ afirma.
Atualmente a obra está na fase de preparo da área que ficará submersa. Para isso, a Eletrosul contribuiu diminuindo um pouco o nível da água do lago e com a doação de pó de brita. A empresa também entregou à prefeitura um caderno com sugestões do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Turístico, um dos 21 programas ambientais da obra, que foi finalizado no ano de 2009, e forneceu projetos arquitetônicos para praias e parques na área disponível do reservatório para que as prefeituras os pusessem em prática.
Mas o empreendimento de Roque Gonzales não será único na região. A outra praia que deve sair do papel em breve é a de Afonso Rodrigues, em São Luiz Gonzaga.