28 março 2012

Santa Rosa oferece cursos de qualificação

Os cursos são, preferencialmente, oferecidos às pessoas que 
fazem parte do Cadastro Único (Bolsa Família)
Na manhã desta terça-feira, estiveram no gabinete do Prefeito Orlando Desconsi, o Coordenador Regional da Fundação Gaúcha do Trabalho (FGTAS), Rafael Rufino da Costa; o Delegado Regional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul (STDS), Fernando Classmann; a Secretária de Desenvolvimento Social, Terezinha Krolikowski; a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Sonia Conti e o Diretor do Departamento de Programas de Qualificação Profissional, Valmir Pudell.
Na ocasião, foram apresentados os cursos que serão oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Formação Inicial Continuada (Pronatec - FIC), implantado em 2010 e incorporado ao Plano Nacional Brasil sem Miséria, operado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social/RS em parceria com os municípios.
Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social, Terezinha Krolikowski, os cursos ofertados atendem a demanda de qualificação profissional, necessária na região. “Ofereceremos os cursos para que eles também sejam uma oportunidade de empregabilidade”, afirma.
Para Prefeito Orlando Desconsi essa é uma oportunidade de qualificação profissional com vistas a inclusão de pessoas no mundo do trabalho.
Os cursos são, preferencialmente, oferecidos às pessoas que fazem parte do Cadastro Único (Bolsa Família) e têm a finalidade de promover a inclusão produtiva, ou seja, de incluir gradativamente as famílias no mundo do trabalho, complementando a sua renda.
Segundo o Coordenador Regional da FGTAS, Rafael Rufino da Costa, esta é uma importante iniciativa. “O Governo Federal em parceria com Estados e municípios disponibiliza excelentes cursos gratuitos à população, aproveitando para inserir as pessoas no mercado de trabalho, para que possam ter uma oportunidade de qualificar-se e, posteriormente, buscar uma vaga de emprego, contribuindo para aumentar a renda das famílias”, afirma Rafael que lembra que a FGTAS encaminha pessoas que tenham direito ao seguro desemprego, sendo que os cursos são uma oportunidade para facilitação e recolocação no mercado de trabalho.
Fernando Classmann, Delegado Regional da STDS, ressalta a importância das pessoas participarem dos cursos. “Queremos que as pessoas realizem as inscrições e concluem os cursos, pois o poder público está buscando cumprir com sua parcela em proporcionar cursos técnicos qualificados, gratuitos, visando suprir a ausência de qualificação nas áreas ofertadas”, comenta.
Em Santa Rosa serão 629 vagas, em 30 cursos ministrados pelo SENAC e SENAI. Neste semestre são oferecidos pelo SENAC cursos de Operador de Computador, Vendedor, Cabeleireiro e Recepcionista. Já pelo SENAI serão oferecidos cursos de Torneiro Mecânico, Eletricista Industrial, Desenhista na construção civil, Operador de Torno com comando numérico computadorizado, Fresador Mecânico e Auxiliar Administrativo.
As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira, 28, nos Centros de Referência de Assistência Social no Centro e em Cruzeiro, e na Unidade de Cadastramento junto a Prefeitura.
Podem se inscrever nos cursos de Torneiro Mecânico, Eletricista Industrial e Fresador Mecânico, pessoas que cursaram a 6ª série e tem 18 anos ou mais. Já para os cursos de Desenhista e Operador de torno CNC, devem ter cursado a 7ª série e ter mais de 18 anos. Para os cursos de Auxiliar Administrativo, Cabeleireiro e Vendedor os requisitos são: Ensino Fundamental completo e 16 anos. Para o curso de Operador de Computador o requisito é Ensino Fundamental incompleto e 16 anos, e o curso de Recepcionista, Ensino Médio incompleto e 16 anos. Mais informações na Secretaria de Desenvolvimento Social, no fone (55) 3511 -1000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário