Material apreendido na operação realizada na Fronteira Oeste gaúcha (Foto: Reprodução/RBS TV) |
A Polícia Civil prendeu 37 pessoas e apreendeu 1,8 tonelada de carne em uma operação realizada nesta quinta-feira (9) para combater o abigeato (roubo de animais) em São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O foco da ação, parte da Operação PC 27 realizada pela Polícia Civil de todo o país, foi reprimir o roubo de gado e o comércio ilícito de produtos de origem animal.
A Operação Abigeatus contou com 125 policiais civis e militares e cinco agentes da Vigilância Sanitária do município. Eles cumpriram oito mandados de prisão preventiva, e detiveram outras 29 pessoas em flagrante após seis meses de apuração. Segundo o delegado Gerri Adriani Mendes, além de roubar carnes, os investigados são suspeitos de usar produtos com prazo de validade vencida e produzir alimentos sem a devida licença.
“Comprovamos a existência de produtos com origem animal sem procedência e produtos com procedência, mas vencidos. Produtos de origem animal industrializados indevidamente, como linguiças feitas com carnes de origem lícita, mas sem fiscalização. A linguiça é um embutido, um derivado da carne, e tem de haver uma fiscalização específica”, explicou Adriani.
Além da carne e a liguiça, a polícia apreendeu frutas estragadas, alimentos com prazo de validade vencido e produtos da Argentina. Ainda foram recolhidas caixas de leite de um dos lotes adulterados. Os policiais também apreenderam materiais usados para o crime de abigeato.
Os proprietários dos estabelecimentos devem responder por crime contra a relação de consumo. Os detidos por mandados de prisão responderão por porte ilegal de armas, receptação de descaminho e abigeato. Os produtos apreendidos serão incinerados.