Foto: Assessoria de Comunicação SETREM |
Os professores do Centro de Ensino Médio (CEM) da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) estiveram reunidos no Auditório 526, no campus, na sexta-feira, 12, para mais um momento de aperfeiçoamento profissional da docência. A atividade contou com a presença do professor doutor José Pedro Boufleur, que discorreu sobre o “Pensamento pós-metafísico e as implicações para os processos de ensinar e de aprender”. Boufleur é mestre e doutor em Educação, atua nos cursos de formação de professores e no programa de pós-graduação na Unijuí.
Durante sua palestra, o doutor motivou e incitou os professores para que refletissem sobre os paradigmas de educar e do ser professor na contemporaneidade. Segundo ele, a ação pedagógica pode ser concebida e percebida de dois modos, através de dois vieses de postura: pelo pensamento metafísico ou pelo pós-metafísico.
“Essa discussão diz respeito ao que temos como certo pressuposto de nossa condição no mundo, da nossa vida coletiva. É um pressuposto que acaba interferindo no modo como nós entendemos o papel da escola, a atuação do professor, os currículos de ensino e os processos de ensinar e aprender. A pergunta que vem à tona é ‘por que educamos’? E a resposta é simples: ‘porque achamos que o mundo humano vale à pena’. Educação é apenas contar o mundo às novas gerações”, definiu Boufleur.